Curiosidades



Mitos à Refeição


1. A água à refeição engorda?

FALSO. A água nunca engorda, nem à refeição nem fora dela. A água não fornece nenhum nutriente energético, não contém açúcar, nem gordura, nem proteínas. A percentagem de água presente no corpo humano é de 60%, no caso de haver retenção de água pelo organismo, poderá influenciar o peso. No entanto um indivíduo saudável não faz retenção de líquidos. Esta é uma situação associada a algumas doenças e que deve ser sempre acompanhada pelo médico.


2. Posso Comer toda a fruta que quiser?



FALSO. A fruta contém frutose, um açúcar simples que pode ser consumido diariamente mas sem exagero. A quantidade de fruta recomendada diariamente é de 3 a 4 peças.


3. A sopa engorda?

FALSO. Antigamente a sopa era a base da alimentação dos portugueses e como tal estava adaptada às suas necessidades energéticas. Actualmente o papel da sopa mudou mas as receitas também…
As sopas actuais são sobretudo de legumes e fornecem muito poucas calorias. São uma excelente forma de iniciar o almoço e o jantar e muito adequas para quem quer perder peso.



4. Laranja com leite faz mal?


FALSO. Quando adicionamos alimentos com muita acidez ao leite, este pode coalhar. Muito provavelmente foi neste facto que se baseou o mito. Mas nenhum alimento tem a acidez do estômago. Aí o leite vai forçosamente coalhar, ainda que não seja ingerido com laranjas…
Do ponto de vista nutricional, a laranja é rica em vitamina C e o leite é rico em cálcio. Quando se juntam a nível digestivo a Vitamina C favorece a absorção do cálcio. Por isso uma laranja consumida com leite ou outro derivado são uma combinação excelente.



5. O pão engorda?

FALSO. Frequentemente ouve-se dizer que para emagrecer não se deve comer pão. Este, como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação, no entanto, não é um alimento proibido para quem quer emagrecer. O grande problema não é o pão por si só, mas sim o que lhe juntamos…


6. Não se deve beber água quando se sua após exercício físico intenso?

Falso. Sempre que se realiza exercício físico intenso há eliminação de grandes quantidades de água que se liberta durante o trabalho muscular para permitir a manutenção da temperatura corporal. Sendo a água o maior constituinte do nosso organismo (60-70% do nosso peso), tem que ser reposta o mais rapidamente possível para evitar a desidratação. Deve ser consumida à temperatura ambiente para não causar eventuais choques térmicos.



7. As bebidas à base de cola são boas para as articulações?

 
Um dos grandes problemas atuais no que toca à desinformação dos consumidores quanto às qualidades nutricionais de determinados produtos tem a ver com as fortes campanhas publicitárias de que todos somos vítimas.
As bebidas à base de cola, que contêm habitualmente teores apreciáveis de ácido fosfórico quando consumidas com regularidade podem contribuir para uma descalcificação progressiva do esqueleto. O seu consumo deve ser pontual e parcimonioso, proibido a crianças e evitado por adolescentes não só por este motivo mas também devido às quantidades de açúcar e/ou cafeína que contêm.


8. Laranja: de manhã ouro, à tarde prata, à noite mata. Faz isto sentido?

Toda a gente conhece este “provérbio”, que relaciona hipotéticos benefícios e/ou riscos da ingestão de laranjas com determinadas alturas do dia. Com efeito, o que esta frase pretende afirmar é que, se decidirmos comer laranjas, então a parte da manhã será a altura em que ela será mais benéfica, diminuindo ao longo do dia o seu efeito positivo, sendo mesmo perigosa a partir do pôr-do-sol… Uma pesquisa da literatura biomédica sobre este tema nada revelou, isto é, não há estudos científicos que tenham analisado tal questão! Que concluir? Se gosta de laranjas, pode comê-las à vontade, independentemente das horas a que o faz! Estas são saudáveis e como todos sabemos, bem nutritivas.



 
Fonte:http://www.nobre.pt/633/mitos-alimentares.htm


Príncipios para uma alimentação saudáveis
Link: http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i008723.pdf