Influência do Tabaco nas vias respiratórias

Dramática comparação entre pulmões saudáveis (esquerda) e os pulmões de um fumador (direita)

Para perceber melhor os efeitos do tabaco sobre os pulmões é necessário conhecer o sistema respiratório e o seu funcionamento.
As vias respiratórias têm o papel de purificar e aquecer o ar que passa através delas de e para os pulmões. O nariz é a primeira linha de defesa, interceptando muitas das impurezas presentes no ar. Os fumadores passam por cima deste filtro natural ao inalarem o fumo pela boca passando-o directamente para a traqueia e daqui para os pulmões.
O fumo do tabaco, além de outros efeitos, actua sobre as vias respiratórias alterando as suas características e prejudicando o desempenho das suas funções. O alcatrão existente no fumo do tabaco é uma substância agressiva que irrita a parede dos brônquios, causando um estreitamento das vias respiratórias, o que torna a respiração mais difícil.
Todo o aparelho respiratório é revestido por milhões de células colunares que estão interligadas por células secretoras de muco. No topo de cada célula colunar, há tufos de cílios (pêlos microscópicos). Estas «pequenas escovas» agitam-se para trás e para a frente mais de 60 vezes por segundo.
O movimento para baixo, em direcção aos pulmões, é lento e suave, enquanto o movimento em direcção à garganta e ao nariz é rápido e vigoroso. Uma camada de muco viscoso circula no topo dos cílios, prendendo a poeira e outros contaminantes do ar. Os compostos irritantes do tabaco causam um aumento da quantidade de células secretoras de muco, tornando a camada de muco mais espessa, o que provoca uma obstrução adicional nas vias respiratórias. Alguns dos compostos do tabaco travam os movimentos dos cílios. Existem provas que demonstram que a primeira inalação de um cigarro pára os batimentos dos cílios durante, pelo menos, uma hora. Deste modo, o muco, demasiado espesso, não pode ser facilmente deslocado na direcção da boca, onde é normalmente engolido ou cuspido. Isto significa que ao tossir, o fumador usa a única forma que lhe resta para limpar os seus pulmões. Algumas das substâncias que provocam o cancro do pulmão atacam os cílios. Deste modo, o alcatrão entra em contacto com as células colunares que, além de perderem os seus cílios, se alteram, tornando-se planas e escamosas.
Nos pulmões, os alvéolos são revestidos interiormente por um fluido contendo um detersivo. Esta substância, semelhante a um detergente, facilita a expansão dos alvéolos durante a inspiração e impede o seu colapso durante a expiração. Os químicos presentes no fumo de tabaco bloqueiam a formação desta substância e os alvéolos perdem elasticidade; as suas paredes enfraquecem e, finalmente, rompem. Vários alvéolos unem-se, formando uma cavidade maior e sem elasticidade. É assim necessária uma maior pressão para expelir o ar dos pulmões, o que enfraquece ainda mais suas paredes.
Adaptado de Caderno de Apoio ao Professor, 9CN, Texto Editora

0 comentários:

Enviar um comentário